Rua Bolivar, 79 - Santo Amaro, São Paulo, CEP 04638-110 Entre em contato conosco: (11) 5523-0467
Siga-nos nas redes sociais:

Qual é a diferença entre Missão e Propósito?

A missão vem do verbo latim “mittere” que significa “enviar”, propósito vem de proposĭtua,   projectura ou desígnio.

Foi empregada pela primeira vez por jesuítas que enviavam membros de sua ordem para o exterior para estabelecer escolas e igrejas. Daí o termo Missionário. Viagens ao exterior ainda estão associadas à essa palavra; quando diplomatas, trabalhadores humanitários ou soldados são enviados para o exterior, geralmente nos referimos a essas viagens como missões. Ficou marcada na nossa história recente em 2010 a Missão Brasileira dos Soldados da ONU que foram enviados numa missão para socorrer as vítimas do terremoto do Haiti com o propósito de se reconstruir a nação do povo Haitiano!

Enviar, está intrinsecamente associado ao conceito de tempo e à capacidade de informar o sucesso na conclusão da missão. Missão refere-se a uma campanha circunstancial; O propósito é um encaminhamento para sempre. Para dar dois exemplos na política: George W. Bush estava certo ao pronunciar “missão cumprida” após a segunda guerra no Iraque. Bagdá havia sido capturada e a missão de toda campanha militar era capturar a capital do inimigo. O problema, é claro, era que ele não estava certo sobre o Propósito da sua missão, na verdade, não tinha nenhum Propósito. Veja o resultado! Da mesma forma, em 30 de janeiro, Boris Johnson é justificado para pronunciar o Brexit como concluído. O Brexit será escrito na Lei da Terra. A missão de uma longa campanha será alcançada. No entanto, isso não responderá automaticamente à qual deve ser o propósito do Reino Unido depois disto.

Vários líderes empresariais fazem o mesmo e acabam restringindo a oportunidade de prosperidade promovendo missões corporativas em vez de abordar a finalidade maior das organizações que devem ir muito além que enriquecer seus acionistas. Apresentam as declarações de missão e se concentram nos principais clientes, produtos e serviços e localizações geográficas nas quais a empresa opera. Pela missão, eles podem abordar como uma empresa deve operar, mas não por quanto tempo e, mais importante, por que ela está nos negócios em primeiro lugar.

O propósito de uma empresa vai muito além do sucesso e da qualidade de seus produtos e serviços. É pelo propósito que clientes, fornecedores, colaboradores e fabricantes se unem, por um objetivo que lhes é maior e comum. O propósito é um fator de grande motivação, capaz de gerar mudanças para sempre na forma de pensar, de ser e agir das pessoas. Quando se tem um propósito na vida, uma visão para o que se quer alcançar e se sabe porque se quer alcançá-lo, por mais que haja sacrifícios, o trabalho torna-se leve, e o tempo parece apenas fluir.
Propósito é a força motriz por trás de todas grandes realizações. Sucesso não é garantia de felicidade, mas realização de um propósito traz felicidade e é garantia de sucesso.

Propósito não se alcança sozinho. Portanto, deve-se ter um propósito que abarque e apele aos valores morais daqueles que são os colaboradores para que se alcance o propósito. Isto não quer dizer que não se importa com os lucros. Na verdade, estamos apontando para algo que consegue ser mais abrangente que os lucros imediatos. E sim para aquilo que realmente oferece muitos retornos no médio e longo prazos. A razão por que o propósito é tão poderoso é porque é fundado sobre aquilo que é o correto e que vale a pena ser perseguido. Quando se busca por um propósito, tudo se torna melhor em nossa volta. Na empresa o clima interno melhora, se estimula a inovação, e ajuda-se a manter relacionamentos fortes interna e externamente na empresa. Agrega imenso valor ao negócio, na marca e para a sociedade.
Algumas pesquisas, como os indicadores de desempenho das empresas, divulgados na revista Exame ano após ano, mostram que empresas que possuem um propósito lucram mais do que empresas que ainda não descobriram o seu. Pesquisa divulgada há pouco sobre as empresas de melhores resultados nos últimos anos revelou que os 10 melhores resultados estão relacionados às 10 empresas orientadas por propósito. A existência de um propósito na organização, fortalece a reputação da marca corporativa, que acaba gerando um alto desempenho na BOVESPA.
Um propósito une pessoas, líderes, colaboradores e clientes numa grande jornada. E cada qual em seu papel encontra o caminho do sucesso para a sua realização. Para que uma pessoa ou uma organização se torne grande e próspera, sua orientação de direção deve ser mais do que apenas atingir objetivos, criar lucros imediatos.
O propósito ajuda a melhorar o desempenho em todas as pessoas envolvidas por ele. E o negócio passa a exercer uma importante função não só para os donos do negócio, mas pode ajudar um líder a definir a direção de sua equipe, assim como pode ajudar uma marca a revigorar sua identidade no mercado.

É o Mentor que nas empresas fomentam nas equipes e no mentorado a busca pelo propósito. Diferente do Coach que visa essencialmente à busca de sucesso dos resultados, a Mentoria é o programa por excelência da formulação do propósito da vida de uma carreira e de uma empresa.
É o programa de Mentoria que permite que os colaboradores numa equipe entendam melhor a sua própria finalidade e o seu papel, não só para os resultados dos negócios mas a razão pela qual devem lutar e se empenhar em suas vidas. Veja nossos programas de formação de mentores http://twixar.me/FwBK
veja também em https://www.youtube.com/watch?v=dybnU08U6w0

Posts Relacionados

Deixe uma resposta