Rua Bolivar, 79 - Santo Amaro, São Paulo, CEP 04638-110 Entre em contato conosco: (11) 5523-0467
Siga-nos nas redes sociais:

Lealdade e Fidelidade: Conheça a diferença entre essas duas formas de compromisso

Muita gente não distingue claramente a natureza da relação de fidelidade e da lealdade. Mas existe uma importante diferença entre essas duas formas de se estabelecer compromissos. Não há como negar que ambas são de importância fundamental em nossas relações, especialmente nos tempos atuais, tornou-se crucial repensar sobre as duas formas de nos estabelecer em compromisso como o outro.
A Fidelidade é uma obrigação que se cumpre de um acordo e pode não ter uma relação direta com valores ou sentimentos. Mas age com uma garantia de se corresponder à um compromisso. É uma obrigação que se compromete seguir. Ser fiel tem neste sentido o significado de atender à uma missão dada. Por isto diz-se que missão dada é Missão cumprida É como uma obrigação que se cumpre e não pode ser quebrada.
A fidelidade atua como uma forma de controle, como um fio em que cada um fica com uma parte. Por isto cada parte tem uma certa espreita e vigilância para que esse contrato não se quebre.
Já a Lealdade é algo que está relacionado a um valor interno. A lealdade atende a um propósito. A Lealdade é uma escolha, é espontânea e é oferecida espontaneamente. A pessoa que é leal é leal a alguém e vai cuidar daqueles que estão relacionados a este seu valor. Vai proteger e defender seus aliados, mesmo que não concorde com eventuais suas atitudes. Vai entender mesmo sem concordar. Vai aceitar e acolher as diferenças, porque a realização do propósito é maior. A lealdade tem muito a ver com alteridade, tolerância e generosidade e vale para todos os tipos de relacionamentos.
A Fidelidade atende ao código da ética de uma missão que atende uma necessidade externa. A lealdade atende a consciência pessoal que se tem da realização de um propósito que atende um anseio interno e pessoal.
Se você gostou deste assunto, veja mais aqui sobre indivíduos e organizações orientadas por propósitos

Posts Relacionados

Deixe uma resposta