Rua Bolivar, 79 - Santo Amaro, São Paulo, CEP 04638-110 Entre em contato conosco: (11) 5523-0467
Siga-nos nas redes sociais:

O que é a Mentoria e qual a sua finalidade?

A Mentoria é sinônimo para aquilo que nos move e que dá sentido à vida. Mentor advém do radical grego que se refere ao “motor da mente” (Junito Brandão).
A mentoria tem como finalidade ajudar ao Mentorado a responder para si a pergunta: “Qual é o sentido da vida?”. Antigamente, responder a esta pergunta era uma tarefa restrita apenas aos filósofos, mas que a partir da instituição do papel do Mentor, este assume um caráter essencialmente prático. O Mentor é por assim dizer o Guardião do Propósito da vida. Podemos caracterizar a mentoria como:
• Aprendizagem ativa na qual o mentorado se torna protagonista do seu próprio processo de desenvolvimento e o mentor se torna um estimulador desta sua jornada.
• Metodologia de educação de adultos – não se trata de uma técnica, mas de uma postura diante do outro. Ela estabelece um divisor de águas na área de aprendizado entre um ser humano que precisa ser conduzido em sua vida (pedagogia), para um ser humano que assume ativamente o seu processo de autoeducação (andragogia).
• Um programa destinado tanto para jovens de todas as classes sociais que se iniciam na vida adulta e que precisam encontrar a sua razão de ser, como para profissionais sêniores que estejam passando por uma transformação na biografia de sua carreira.

O mentor, não assume uma posição de poder diante do mentorado, e sim a de promover a “autor-idade” do mentorado, ou seja, promover a capacidade do mentorado de ser autor de sua própria vida.
Já o mentor sistêmico é aquele que desperta e incentiva o mentorado a buscar ativamente o seu propósito de vida. Isso é feito través das perguntas de sentido de vida, ( Guidance) que são feitas pelo mentor durante a jornada de desenvolvimento com o mentorado. E isto ele faz, através de perguntas chaves” que o Mentor sistêmico aprende a fazer no trabalho com o mentorado. São perguntas que ele acessa o seu sentido da vida. Portanto, trata-se de perguntas biográficas que despertam o mentorado para o autodesenvolvimento e o coloca em busca do propósito de vida e trabalho.

A Mentoria Sistêmica portanto ajuda o mentorado responder a pergunta: “qual é o propósito da vida e como posso ser feliz através da realização do meu trabalho?”. A Mentoria Sistêmica é a base de todo programa da Diretoria de Felicidade Corportiva que cada vez está mais presente nas organizações. Por isto temos visto mais e mais Programas de Mentoria nas organizações.

Venha conhecer os Programas de Mentoria da Escola de Mentores sa SBMS Estaremos iniciando uma nova turma nas próximas semanas.
Se estiver interessado em conhecer mais entra em contato conosco:
SBMS WhatsApp (11) 98371-9719
Aguradamos você

Posts Relacionados

Deixe uma resposta