Rua Bolivar, 79 - Santo Amaro, São Paulo, CEP 04638-110 Entre em contato conosco: (11) 5523-0467
Siga-nos nas redes sociais:

Está mais fácil para você preparar o seu grupo para a nova fase da governança de sua empresa !

A governança é o sistema pelo qual a empresa e o patrimônio da família são geridos, monitorados e incentivados.

Pelo fato desse processo envolver questões que ultrapassam a esfera dos negócios, a formação do Conselho Familiar de Negócios permite ao grupo familiar lidar com clareza e justiça todas as particularidades e desafios relacionados à empresa, ao patrimônio, à família e a sucessão.
O Conselho Familiar de negócios tem a missão de transformar princípios, valores e o propósito familiar em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor do patrimônio contribuindo assim para a sua longevidade.
A governança da empresa familiar passa por etapas em seu desenvolvimento e cada etapa tem as suas peculiaridades que refletem diferentes graus de amadurecimento das relações entre os membros da família, a propriedade e seu patrimônio.
Podemos identificar cinco etapas em seu desenvolvimento, que caracteriza cinco tipos ou fases de governança da empresa familiar:
A I Etapa é caracterizada pela chamada Empresa Pioneira. Nesta etapa, o fundador designa as posições de confiança da organização. Aqui a governança se encontra na fase empírica em seu modelo de administração. Nesta ocasião o pioneiro pode até atribuir participação na empresa para não membros da família.
Na II Etapa, é caracterizada pela Empresa de Trabalho Familiar. Nesta etapa, a empresa busca maior eficiência e a governança se encontra na fase de eficiência. Os membros da família que são indicados para a gestão, são designados pelo fundador.
Na III Etapa é caracterizada pela chamada Empresa de controle Familiar. Neste momento é preciso separar o patrimônio e a remuneração dos membros familiares, desvinculados do empreendimento. Então a empresa precisa constituir um Conselho Familiar de Negócios A governança busca o máximo de sua Eficácia.
Na IV Etapa a empresa busca ampliar seus investimentos e abre o seu capital e se torna Empresa de Capital Misto. Nesta etapa aqueles que ocupam funções de gestão são capacitados para isso. Surge a figura do investidor mas o controle das operações é exercido pela família.
Na V Etapa, a empresa pode se tornar uma Empresa de Influência Familiar. Nesse caso, a maioria do controle das ações da empresa poderão ser ou não atribuído de terceiros, mas o que prevalece é que os membros da família empresária não participam da gestão direta e passam a atuar através do Conselho de Administração.

Pode haver uma sobreposição na transição entre uma etapa e outra. Considerando que as organizações aprendem, porque as pessoas nas empresas aprendem, é possível se identificar essas características de desenvolvimento no comportamento das pessoas. Para isto, a SBMS desenvolveu o Sistema NH® que possibilita identificar o Perfil de Identidade profissional dos envolvidos e com isto criar um alinhamento entre os membros de um grupo familiar. Este é o chamado Perfil CHAIDE que identifica o Comportamento, as Habilidades sociais, a Atitude a Identidade biográfica, o Direcionamento do propósito e a relação com o seu Entorno. Identifica assim as necessidades nas diferentes fases de desenvolvimento da governança da Empresa. Uma grande facilidade é o fato de poder ser realizado pela internet, isto evita  deslocamentos e cria um espaço em agendas apertadas, colocando assim o grupo num movimento de preparação para as futuras etapas de sua governança.

Se gostou desse artigo, veja também este https://www.sbms.com.br/blog/motivacao/qual-e-a-diferenca-entre-missao-e-proposito/

ou entre em contato conosco
WhatsApp 55 11-983719719

 

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta